Florestas & Fibras/ Voltar

Restaurando áreas florestais para compensação da pegada hídrica

Insumo indispensável para a produção de nossos produtos, a água é um recurso escasso que pode interromper nossa produção em determinadas regiões. Diante do desafio, firmamos uma parceria com a TNC – The Nature Conservancy com o objetivo de melhorar a gestão de recursos hídricos na K-C.

Com o uso das metodologias Lean, Six Sigma e Kaizen, seguimos atentos para sempre melhorar os índices de consumo de água, sobretudo nas fábricas com máquinas de papel. Em 2017, o consumo foi de 7,3m³/ton, uma melhora de 14% quando comparado ao ano base de 2015. Isto gerou uma economia de mais de 460.000m³ em 2 anos, o equivalente ao volume contido em 184 piscinas olímpicas.

Escolhemos a unidade de Mogi das Cruzes/SP para iniciar o cálculo de pegada hídrica. Ela está localizada no Sistema Alto Tietê, importante manancial de abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo e que sofreu com os efeitos de crise hídrica nos anos de 2014 e 2015.

Em 2017, concluímos a última fase do projeto: por meio da restauração florestal compensamos a pegada hídrica da unidade com o plantio de cerca de 50 mil mudas de árvores nativas em 32 hectares no município de Salesópolis/SP.

Projetos das nossas marcas

CERTIFICAÇÃO FSC SCOTT E GUARDANAPOS

Ano após ano aumenta o número de consumidores conscientes que preferem produtos certificados pelo selo FSC – Forest Stewardship Council, que atesta padrões florestais.

Leia a história

Saiba mais sobre nossa outras prioridades

Faça o Download de relatórios anteriores

Faça o Download de relatórios anteriores